"Santas as visões, santas as alucinações, santos os milagres, santo o globo ocular, santo o abismo." (Allen Ginsberg)

4.3.09

A vida é um filme inverossímil

Engraçado como às vezes temos a sensação de que determinado momento que vivemos parece ter saído de um filme ou alguma ficção. Aqueles momentos que depois de recordados nos fazem duvidar da imparcialidade da memória. Parece lógico que quando um desses absurdos acontece - em qualquer sentido, o da perfeição, do inesperado, do improvável - nós o vejamos como um um momento "cinematográfico", mágico. Mas há aí um paradoxo: justo esses momentos irreais se postos em um filme por exemplo se tornariam exagerados, piegas, desnecessários, inaceitáveis. Por que? Porque, ao contrário das ficções que geralmente se apresentam, a realidade é por demais inversossímil. Mas essa inverossimilhança não é a dos super-poderes, super-vontades ou a da lógica dos acontecimentos. É a dos sentidos. Verossímil é aquilo que parece ser verdade, e isso a realidade jamais nos garantiu.
Por isso a ficção que se propõe realista ou naturalista [e se apoia em um enigma ou resolução de charada] parece cair na armadilha de ter que ser justo aquilo que a realidade não é: verossímil. Aquilo que vimos, ainda que fatos concretos, é apenas uma perspectiva e nunca pode ser chamada de realidade. Assim toda tentativa de mimetizar a "vida real" se fecha em esquemas lógicos que acabam entre uma firula vaidosa e um insulto à inteligência. Sem abertura e incompletude a obra vira um desconvite, um passatempo.
Não se trata de não saber o que se quer dizer na obra e entregá-la inacabada aos outros pra que a terminem mas de deixar que a poesia seja veículo da mensagem para que nela haja espaço suficiente para caber interpretações imprevistas. A realidade é inconclusa, e por isso só a poesia e suas lacunas é capaz de a espelhar. Esses espaços abertos pela poética generosa funcionam como espelhos imprevisíveis e igualmente generosos que fazem da obra de arte um oráculo. Eis a potência maior da arte: refletir de volta aquilo que demos à obra, o nosso olhar. E essa é a imagem mais oculta e impenetrável de nós mesmos. Assim podemos nos ver a distância e descobrir quem, a partir de então, já não somos. A arte é um atalho para os oráculos da vida. Na poesia buscamos sentido porque acreditamos haver algum. Eis o que deveríamos fazer em relação à vida.
texto . Rodrigo Amarante
PEQUENO PERFIL DO CIDADÃO: nome_Rodrigo Amarante idade_31 o que faz_Música, filmes quase mudos e gravuras o que fez_Artigo de Música música_Pombo Correio, de Moraes Moreira cidade_Rio de Janeiro filme_Sonhos, de Akira Kurosawa prato_Bacalhau à Gomes de Sá esporte_surfe

2 Comments:

Blogger ana f. said...

amarante pierrô







até hoje num acredito que eu perdi aquele texto que eu fiz sobre ele

9:14 PM

 
Blogger marcos assis said...

sim, sim!
muito bom o texto!
amarante é foda!
já viu?:
http://www.youtube.com/watch?v=iypM6LKhB8o

6:28 PM

 

Postar um comentário

<< Home