"Santas as visões, santas as alucinações, santos os milagres, santo o globo ocular, santo o abismo." (Allen Ginsberg)

23.5.15

Florbela


EGOíSMO
[pensando em Florbela Espanca]

A dor alheia, a felicidade alheia, parecem a mim fingimento, visto que não são as que sinto dentro em mim. Minha tristeza, minha alegria, só elas, sóis, me são cais. Só eu me sei. Dos outros, sei do que me contam, do que me parecem e do que suponho que advinho. A eles, decerto, assim também pareço. Estas cousas que tenho escrito se parecem comigo? Eu, por dentro da minha cabeca, me pareço com minha aparência física? A capa do meu livro traduz o seu interior? Teria, necessariamente, que traduzir? A mim, a minha dor me basta, bem como a minha alegria escassa. Também o meu medo que, vez por outra, faz ronda em redor de minha casa e a incerteza de um futuro próspero, visita inesperada que a mim devora e arrasa.

texto . Matheus Matheus
imagem . Florbela, de Vicente Alves de Ó, Portugal, 2012